Perguntas Frequentes

por Programa Interlegis — última modificação 07/04/2021 16h00
Relação de perguntas que são feitas com frequência para a Casa Legislativa e suas respostas.

FAQ

Perguntas

  1. O que é o poder legislativo?
  2. O que é a função legislativa?
  3. O que é a função fiscalização?
  4. O que é a função julgadora?
  5. O que é a função administrativa?

 

Respostas

 

O que é o Poder Legislativo?

O poder legislativo do Município de São João  é exercido pela Câmara de Vereadores que tem funções legislativas, de fiscalização financeira e de controle externo, julgadora e administrativa, desempenhando também as atribuições que lhe são próprias, atinentes à gestão dos assuntos de sua economia interna.

O que é a função legislativa?

A função legislativa da Câmara Municipal consiste em deliberar, por meio de emendas à lei Orgânica Municipal, de leis complementares, leis ordinárias, decretos legislativos e resoluções sobre quaisquer matérias de competência do Município, conforme previsto na Lei Orgânica Municipal.

O que é a função de fiscalização?

A função de fiscalização financeira e de controle externo, compreendendo a contábil, a financeira, a orçamentária e a patrimonial do Município e das entidades da administração indireta municipal, bem como o controle dos atos do poder executivo e da administração indireta municipal e é exercida com o auxílio do Tribunal de Contas.

O que é a função julgadora?

A função julgadora é exercida por meio do julgamento do prefeito e dos vereadores por, respectivamente, infração político-administrativa e falta ético-parlamentar.

O que é a função administrativa?

A função administrativa restringe-se à sua organização interna, á regulamentação de seu funcionalismo e à estruturação e direção de seus serviços auxiliares.